Um alimento tão famoso, naturalmente, dá o que falar. E existem muitas histórias circulando por aí. Descubra se é verdade ou mentira o que falam sobre ele:
• Azeite faz mal se esquentar: depende! Ele só perde suas propriedades antioxidantes se por aquecido por longos períodos e em temperaturas superiores a 180ºC. Esquentar em baixas temperaturas não traz prejuízo à saúde nem forma substâncias tóxicas.
• Azeite engorda: mito! Nenhum alimento engorda ou emagrece isoladamente. O que acontece é que ele tem um alto teor de calorias, por isso deve ser consumido de maneira equilibrada.
• Azeite faz milagres pelos cabelos: mito! À primeira vista, o azeite no cabelo pode parecer a salvação das madeixas danificadas, mas não é bem assim. O exagero pode deixar o couro cabeludo úmido e oleoso, causando caspa e até queda. A recomendação nutricional é investir em alimentação de qualidade pra ter cabelos saudáveis, e a dermatológica é usar produtos feitos especialmente para os cabelos, pois são desenvolvidos para isso.
Prefira sempre aqueles com acidez de até 0,8% – chamado de azeite de oliva extra virgem. Esta é a melhor opção por ter maior quantidade de gorduras boas, melhor qualidade nutricional e mais benefícios para a saúde. Outro ponto de atenção é escolher um azeite puro, sem misturas com outros óleos e também aqueles vendidos em garrafas escuras, que ajudam a preservar suas propriedades dos danos causados pela luz.