logo-candeia-horizontal

Principais benefícios do azeite de oliva

O azeite é um dos produtos alimentícios mais clássicos da culinária contemporânea e está presente em grande parte das cozinhas. Utilizado como tempero, ele é produzido a partir da azeitona, fruto que vem das oliveiras. Além de trazer ótimos benefícios para a saúde, esse óleo vegetal acrescenta sabor e aroma especial aos alimentos.

Rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico (que agrega maior estabilidade ao produto), e baixo em saturados, atribuindo a possibilidade de ajudar na redução do “colesterol ruim” no sangue, sem afetar o nível de “colesterol bom”. Essa função permite o equilíbrio entre os dois tipos de colesterol circulantes em nosso corpo.

Descubra quais são os 3 principais benefícios do azeite de oliva:

  • Pode ajudar a evitar doenças cardíacas:

Justamente por ser rico em ácidos graxos insaturados, o azeite de oliva favorece a saúde cardiovascular, pois os ácidos influenciam na quantidade e no tamanho das partículas de colesterol, como o LDL (ou lipoproteína de baixa densidade), que tem a função de carregar 2/3 do colesterol no sangue. Em excesso, ele se fixa na parede das artérias e pode causar placas gorduras, levando a obstrução da circulação e infarto. Então, os compostos fenólicos presentes no azeite de oliva funcionam como antioxidantes e impedem que o LDL seja oxidado, evitando o acréscimo na circulação sanguínea.

  • Prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer:

O consumo regular de azeite extra virgem pode ajudar a proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, ao promover a eliminação de substâncias prejudiciais ao cérebro, além de preservar a memória e a habilidade de aprendizado à medida que envelhecemos. O azeite pode reduzir a inflamação cerebral e ativar o processo de autofagia, em que as células se desintegram e eliminam do corpo os detritos tóxicos.

  • Melhorar a saúde óssea:

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do azeite podem agir contra a osteoporose. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com 111 voluntários apontou que incluir o óleo vegetal na dieta pode surtir efeitos positivos na saúde óssea de adultos que estão bem acima do peso e sofrem com obesidade grave. A opção extravirgem foi a mais indicada.

Outros Artigos